quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Na mira de Bresson

O fotógrafo Henri Cartier Bresson viajou o mundo todo e deixou sua marca nas fotgrafias retratando a simetria existente na arquitetura e até nas arvores. Os trabalhos de Bresson expostos até 20 de dezembro no Sesc Pinheiros mostram desde arquiteturas super alinhadas desde o romance entre vira-latas até fotos expressivas de pessoas que cruzaram com o francês pelas vielas e becos toscanos e europeus.

Especialmente em Leningrado, 1973, o fotógrafo clicou dois homens à beira da ponte de uma forma ensaiada, talvez. Os homens nus da foto entitulada “Pedro e Paulo” posammeio receosos, mas o que se sobressai é o fato de que a foto pode ter sido produzida.

Já a foto Atenas, 1953, com as velhinhas passando debaixo de um casarão com largas colunas tem característica de fotojornalismo, pois retrata o momento em que elas caminham e este momento, ao final, junto com com as colunas deixa explicita a fissura de Bresson pela simetria. Outra foto que parece não ter sido proposital foi a de um homem com uma criança, tirada em Madri, 1933, que remete ao sentimento de descaso e solidão supostamente vivido por eles.

A partir de 1975 Henri aposta não mais em arquitetura e detalhe de sombras, e sim em fotos mais humanizadas que possam transmitir algum tipo de sentimento. É o caso do retrato de tirado na Romênia de um casal meio destraido mas que ao mesmo tempo parecem se divertir com a idéia de que viraram dois garotospropaganda de uma marca de lingeries.

Para acabar com a nostalgia romântica e expressiva de seus personagens que remete a serenidade e contemplação à suas obras, Bresson extravasa em Paris com a foto de uma sacanagem entre um casal de cães. Dentre todas as imagens da exposição é comum apenas dois retratos deste tipo. Pode ser que estas tenham sido sua tentativa de deixas cômico o seu portfolio que até então era alinhado demais.
Quem aprecia a arte das linhas retas, curvas e de uma foto expressiva deve conhecer Bresson até para tirar suas duvidas sobre simetria e como se tira uma boa fotografia.

Um comentário:

Adriana Otero disse...

Que booom que você nao abandou o blog. vou coloca-lo no meu.
Beijooos
i love you ind